segunda-feira, 5 de setembro de 2016

 Sobre o Projeto

  Uma das grandes conquistas da humanidade tem sido o acesso ao texto escrito. Inicialmente, por intermédio da leitura, o homem tem adquirido os mais diversos conhecimentos; assim sendo, é possível situá-la como uma prática que tem se desenvolvido mediante as inovações provocadas pelas alterações históricas e sociais. A propósito, Leahy (2006, p.31) acrescenta que “a leitura mostra o mundo ‘ao nosso alcance’ quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, estabelecer relações entre as experiências e tentar solucionar problemas”.
 Em se tratando da escrita, a exemplo da leitura, ela é antes de tudo o diálogo com o outro (o leitor) e, igualmente, de quem escreve consigo mesmo (leitor interno), “todo ato de escrever deve orientar-se sempre pelo crivo de um monitor de eficiência comunicativa, pelo crivo de um pré-leitor interno que é, ao mesmo tempo, também um produtor textual ”(SAUTCHUQUE, p. 53).  É nesse sentido, entre tantos, que a escola precisa conduzir o jovem aprendiz pelos caminhos da escrita, levá-lo a atribuir significados ao que escreve e, por conseguinte, reconhecer-se no próprio texto.


 Projeto Ler e Escrever com Motivação
 IFAL - Arapiraca
 PROEX
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário