sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[1º Crônica] - Acabando com os assaltos



Era, ou pelo menos parecia ser um dia normal. Entrei no ônibus, sentei e logo me distraí com um livro, até aí tudo bem, mas, de repente sou surpreendida por um homem que anuncia um assalto. Todos do ônibus ficaram paralisados, eu principalmente, pois não tinha nada para oferecer, ainda bem que ele não me notou, graças à quantidade de pessoas presentes no ônibus.
Depois disso procurei a delegacia e contei o acontecido na esperança de providências. Infelizmente tive minhas expectativas frustradas.
-O que o ladrão levou dos passageiros? - perguntou-me uma moça que atende as ocorrências na delegacia.
-Pelo que vi alguns celulares e dois notebooks, de mim não levaram nada.
Ela sorri.
-E o que você acha que podemos fazer? Se ao menos ele tivesse machucado alguém. - disse sendo irônica.
Retirei-me dali indignada
No dia seguinte, voltei à delegacia.
- Moça, acabo de descer do ônibus, eles assaltaram novamente, mas dessa vez eles saíram quebrando o ônibus e ameaçaram explodi-lo se alguém não entregasse todos os pertences, algumas pessoas não tinham nada para oferecer, lançaram a bomba e saíram correndo. Todos os presentes no ônibus conseguiram correr, mas a explosão a sobrinha do prefeito. Mas… se você apelar para a imprensa eles podem fazer isso novamente. E a sobrinha do prefeito não ficou muito queimada, pois o socorro chegou logo.
Dias depois vejo uma reportagem no jornal, dizendo que prenderam uma quadrilha que assaltavam ônibus. Policiais se “disfarçaram” de passageiros comuns e quando anunciaram o assalto a polícia pegou-os em flagrante           

É… “valeu apena mentir”

Autora: Mirele. 9º ano

[1º Crônica] - Desde então eu amo quinta-feira


Era quinta-feira, 16h da tarde, quando resolvi sair um pouco para me distrair.  O dia estava lindo, muitos pássaros e cheiro de rosas no ar, com clima tão bom, pensei em saborear um vinho.  Sentei em uma mesa do mais belo boteco da cidade e avistei um garoto lindo, no momento me surpreendi com tanta beleza, ele era exageradamente lindo!
Alguns minutos depois ele sentou-se ao meu lado e disse: - Oi, eu estava te observando de longe e simpatizei com você. Passados alguns 20 minutos de conversa e conhecimento ele resolveu diferenciar um pouco o nosso papel.
Caro leitor, além de ele ser dono de uma é exuberante beleza, ele era um grande comediante. Morria de rir a cada piada que ele contava. Ao lembrar desse dia, penso que poderia passar séculos rindo.

Miguel. Esse era o seu nome. Coincidência! Miguel é o nome de um anjo e ele, para mim, é quase um. Alto, magro, pele clara e com uma barba bem feita. Mantemos contato até hoje, ele é um grande “amigo”, que bom que decidi sair naquela linda tarde de quinta-feira. 

Autora: Júlia, 9º ano

[1º Crônica] - Chamando a polícia

Estava dormindo quando acordei com vontade de beber água.  Ouvi alguns barulhos estranhos vindos de lá de fora, fui andando lentamente quando de repente olha para a janela e vejo uma sombra dançando. Na minha mente se passava muitas coisas, talvez fosse um ladrão ou talvez fosse um vizinho.
Liguei para polícia, disse o que estava havendo e passei o endereço.                 
- Oi, liguei para dizer que tem alguém no meu quintal. Não precisa ter pressa, pois já dei uma facada no ladrão.
Liguei novamente e perguntei se já estavam chegando e uma mulher falou que já havia mandado uma viatura. Quando ela terminou de falar, apenas a agradeci. Olho para a rua e vejo um carro da polícia com um som bem alto, olho e fico sem entender, mas depois aparecem três motos da polícia, quatro carros, dois helicópteros, um da polícia e outro de um programa de TV. Daí veio e prendeu o ladrão, falou um pouco e final feliz.


Autora: Valesca, 9° ano 

[1º Crônica ] - A crônica do mesmo dia

Um dia de quarta-feira, acordei com muito sono e fui me arrumar para ir à escola. Quando terminei fui para escola, começaram as aulas e comecei a estudar as matérias, quando acabaram as horas de aula, fui para casa, já era hora do almoço. Depois de ter almoçado fiquei um tanto cheia, quando fico assim, logo me dá sono.
Quando eu estava indo dormir, meu irmão me lembrou de que teríamos aula de português, fiquei um pouco chateada, pois queria dormir, porém acabei indo. Depois de alguns minutos que eu havia chego, a professora me mandou fazer uma crônica. Quando escutei, fiquei pensando no que eu iria escrever! Num desses pensamentos veio em minha mente fazer uma crônica sobre o que havia acontecido neste mesmo dia.
Fiz uma crônica sobre o que aconteceu desde que acordei, que fui para escola, sobre a crônica que tive que fazer na sala de aula de português.

Autora: Gabriela, 9° ano. 

[1º Crônica] - Aparência


         Na sexta-feira passada, Ana acordou e percebeu que havia alguma coisa diferente nela. Ao olhar no espelho, viu que estava um tanto abatida, de imediato foi tomar um banho para ver se seu aspecto de “morta-viva” iria melhorar. Terminou seu banho, vestiu-se e mais uma vez olhou-se no espelho, logo pode perceber que continuava com o mesmo aspecto de antes. Tomou café da manhã e foi para o trabalho. Ao chegar ao restaurante que onde trabalhava uma de suas colegas a olhou e disse: - Nossa, Ana! O que houve com você? Parece um tanto abatida. Ana não respondeu, apenas abaixou a cabeça e pôs seu avental para começar o trabalho.
Enquanto servia os clientes do restaurante, pensou em um motivo que explicasse o fato de sua aparência está abatida, já que um dia antes estava tão alegre. Ao acabar o expediente, dirigiu até sua casa e aquele pensamento ainda rondava sua mente. Não conseguia entender. Chegando em casa, pôs-se defronte ao espelho fazendo um tipo de análise, mas não obteve resposta para o seu pensamento. Tomou banho e foi assistir ao um filme na tentativa falha de se distrair. Depois de 10 minutos, percebendo que este pensamento não mudaria, recolheu-se e logo adormeceu. No dia seguinte notou que sua aparência não estava tão empalidecida quanto no dia anterior. Estava leve e revigorada.

Autora: Sandra, 9° ano. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

[1º Crônica] - Olhar que diz tudo


            A caminho da escola vejo duas crianças próximas a uma esquina onde irei entrar. Duas crianças que pareciam esperar algo na porta de uma casa, começo a observar essas crianças de aparência humilde e cabelos um pouco assanhados.
Começo a caminhar lentamente para observar o que elas esperavam tanto com um sorriso no rosto naquela casa tão simples. Aparece uma mulher se aproximando das meninas, com algo nas mãos e parecia estar contente.
Ergue as mãos para as meninas, elas demonstram gratidão e que estão muito felizes com o que a mulher lhes entregou. Chego mais perto, observo as crianças e vejo que estão muito alegres, olho para suas mãos, e vejo que seguravam algo muito firme.
Continuo me aproximando e vejo uma boneca meio velha, e dois vestidos meio rasgados, que pareciam caber nelas. Elas agradecem a mulher e olham para ela com um olhar sincero, abrem mais um sorriso, abaixam a cabeça e vão embora.

Autora:Erilaine, 9° ano

1.1 - Atividades desenvolvidas


   Durante este período de aprendizado, os alunos tiveram a chance de praticar a construção de textos de vários gêneros, dentre eles a crônica. Foram passados alguns textos em sala de aula para demonstrar como é a estrutura e os fundamentos desse gênero que serviram como pontapé inicial para a construção dos seguintes exemplares - feitos pelos estudantes:

Fotos



terça-feira, 15 de novembro de 2016

1.0 Atividade

Crônica

Em virtude da Olimpíada de português, o primeiro gênero escolhido foi a Crônica. Com este realizamos os seguintes trabalhos:
  • O que é crônica? (Fig1)
Fig1: Slide da primeira aula

  • Identificação e analise de crônicas:
    •  Quadro de características.
  • Tipos de crônicas:
  • Construção de cartazes sobre Figuras de linguagens;
  • Na tentativa de aproximar o gênero Crônica dos alunos, utilizamos como material de estudo voltado para o tema futebol e seus jargões a crônica:
  • Utilizamos as seguintes imagens para a primeira produção textual dos estudantes:
  • Fig2

      A prenda a chamar a polícia






































segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Escola 

O Projeto Ler e Escrever com Motivação, é realizado na Escola de Ensino Fundamental 31 de Março, todas as quartas-feiras com carga horária de 2h semanais (das 14h ás 16h). Atendemos alunos de duas turmas de nono ano(9ºA e 9ºB) do ensino fundamental do turno matutino. 

Parcerias


Nossa primeira parceira é a PROEX(Pró-Reitoria de Extensão,extensao.ifal.edu), esta nos proporcionou os meios, principalmente, financeiros para a realização das atividades; visto que cada bolsista recebe uma bolsa e as voluntárias recebem auxílio e este, ajuda na realização das atividades, como por exemplo: transporte e refeições.

Um grande parceiro para as nossas atividades é o Instituto Federal de Alagoas(IFAL) campus Arapiraca. Através deste tivemos a oportunidade de conhecer diversos projetos de extensão e pesquisa que nos inspiraram à criar o nosso. Ademais, o IFAL nos dá grande apoio na impressão e disponibilização do material para a realização das nossas atividades semanais.

Uma parceria muito importante é a coordenadoria da escola 31 de março que nos disponibilizou o espaço para a realização  das atividade, fez os contados com os pais dos alunos e nos permitiu conversar com os alunos sobre o nosso projeto e convidá-los.
 
Enfatizamos, também, a importância da coordenadora do projeto Sandra Araújo Lima, que nos forneceu diversas atividades para serem trabalhadas. Mas também, nos orientou a melhor forma de conduzir o projeto e de como exercer realizar as diversas apresentações e trabalhos que participamos.